Sociedade Bíblica do Brasil

SBB – ESTUDANDO COM A BÍBLIA

Todo o início de ano, uma das preocupações das famílias que têm filhos em idade escolar é a compra do material para a escola. São livros, cadernos, canetas, lápis e tudo mais de uma lista mais ou menos longa.

Um livro que, na maioria das listas, não está presente é a Bíblia Sagrada. Será que faz sentido ter a Bíblia na escola? O que se pode aprender com a Bíblia? Lendo a Bíblia, é possível aprender lições de Geografia. Algumas referências geográficas da Bíblia são importantes até hoje. A Mesopotâmia (palavra de origem grega que quer dizer “entre rios”) continua sendo palco de fatos noticiados nos jornais diários. O Egito e o Rio Nilo são destinos importantes de muitos viajantes. A Palestina, o Rio Jordão e o Mar Morto também são muito conhecidos. Atenas e Roma continuam sendo duas das cidades mais destacadas do mundo.

Com a Bíblia, também é possível aprender lições de História. A história de Israel, com seus juízes e reis, o Faraó do Egito e os imperadores de Roma, entre outros, são pontos importantes da história universal. Todos eles são mencionados nas páginas da Bíblia. Lendo a Bíblia, aprende-se também sobre Literatura. Aprende-se a diferenciar um texto legal de uma narrativa histórica, o que é uma figura de linguagem e uma poesia. Tudo isso pode ser conhecido nas páginas da Bíblia.

Portanto, é possível seguir fazendo conexões entre a Bíblia e a Ciência, a Bíblia e a Administração, e a Bíblia e tantos outros aspectos do conhecimento humano. Isso porque a Bíblia é um livro importante na escola e para a formação de qualquer pessoa. Mas, entre os mais importantes ensinamentos da Bíblia, estão os valores para a vida.

A Bíblia ensina sobre a honestidade, o perdão, a família e a justiça, entre outros assuntos. Histórias da Bíblia, como a do Filho Pródigo, da Ovelha Perdida, de José no Egito e tantas outras ensinam estes valores de maneira magistral.

A Bíblia mostra o valor da família, o valor do trabalho e o valor de cada ser humano.

A Bíblia mostra que existe Deus e que ele é o Criador dos céus e da terra. A Bíblia ensina que Deus ama todos os seres humanos.

A Bíblia ensina que Jesus Cristo é o Salvador de todos e que todo aquele que nele crê não perece, mas tem a vida eterna.

A Bíblia ensina que Deus está ao lado dos que o temem e os assiste com o seu Espírito Santo.

Numa escola, a Bíblia pode ensinar muita coisa. Ela não deveria faltar em nenhuma biblioteca. Seu conteúdo faz bem e ensina a fazer o bem.

Rev. Erní Walter Seibert
Diretor-Executivo da Sociedade Bíblica do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O ESTANDARTE