Secretaria de Educação Cristã

10 DICAS PARA MELHORAR A COMUNICAÇÃO DA IGREJA ATRAVÉS DAS MÍDIAS SOCIAIS

Se você tem uma visão para compartilhar e pessoas para conectar, então estas dicas são para você!

Quase todas as pessoas têm um celular na mão e isso mudou completamente o jeito da igreja se comunicar com os seus membros e com os que ainda estão “longe do rebanho”.

Todas as igrejas têm muitas coisas importantes para comunicar: valores, visão, causas, etc. E fazer isso com inteligência é um desafio diário e constante, seja nas redes sociais, que são plataforma de conexão entre as pessoas (Facebook, Linkedin), seja nas mídias sociais, que são plataformas de compartilhamento de conteúdos (Youtube, Instagram).

Aqui vão 10 dicas de como melhorar a comunicação da igreja através das redes e mídias sociais.

1. Escolha o público-alvo da comunicação – Você quer dar avisos, mobilizar sua igreja ou levar uma mensagem para os que ainda não pertencem ao povo de Deus? Responda essa pergunta com honestidade, pois dela depende as escolhas a seguir.

2. Escolha a mensagem a comunicar – Caso você tenha optado por falar aos participantes da igreja, então avisos, exortações, meditações serão o foco. Caso contrário, se você preferiu alcançar os que ainda estão longe do evangelho, então convites, desafios, evangelismo deverão ocupar a comunicação.

3. Escolha com quem falar – É claro que queremos atingir o maior número de pessoas possível. Mas a comunicação por meio das redes e mídias sociais exige uma segmentação do público por faixa etária, principalmente. Cada geração utiliza uma linguagem própria nas redes e mídias sociais.

4. Escolha o objetivo da comunicação – Você quer criar conexão e relacionamentos entre as pessoas ou quer compartilhar conteúdos relevantes para a vida delas? Mais uma escolha importante a se fazer, pois é com base nela que você deverá escolher essa ou aquela rede ou mídia social.

5. Escolha a rede ou mídia social certa – É preciso selecionar o canal específico para cada público. Isso pela simples razão de que cada geração usa mais de uma determinada rede social do que outra para se comunicar. Lembre-se que algumas redes e mídias são preferidas pelas mulheres, outras pelos mais velhos, e assim por diante.

6. Escolha a forma certa da mensagem – Uma tentação enorme na comunicação é fazer uma peça de divulgação e querer compartilhá-la da mesma forma em diversas redes ou mídias sociais. Resista bravamente a essa tentação, pois cada uma delas exige uma mídia diferente (vídeo, imagem, podcast, etc).

7. Escolha pessoas para gerenciarem a comunicação – Você não deve nem pode fazer tudo sozinho. O gerenciamento de redes e mídias sociais exige habilidades e tempo que nem todos nós temos. Identifique na sua igreja pessoas que dominem as ferramentas necessárias para fazer a gestão das redes ou mídias sociais. Se não tiver ninguém, considere pagar a alguém fazer isso para a igreja.

8. Escolha como monitorar a comunicação – Você compartilha muito e os resultados não são os esperados? Talvez o problema não esteja nos resultados, mas na maneira como você os avalia. As redes e mídias sociais exigem pessoas e instrumentos de medição bastante sofisticados. Não é tarefa para leigos monitorar e analisar dados tão complexos. Arranje alguém que realmente saiba fazer isso.

9. Escolha melhorar a sua comunicação – Deixe de lado a noção equivocada de que é culpa das pessoas se elas não entendem o que você comunica. As análises dos resultados de suas postagens servem para corrigir o rumo da comunicação. Mude! As redes e mídias sociais mudam constantemente. Mude a estratégia e não a mensagem.

10. Escolha persistir na comunicação – Não desista! Proclamar o evangelho e fomentar a comunhão e os relacionamentos é uma tarefa contínua. Aperfeiçoar a comunicação também. Os desafios das redes e mídias sociais não devem nos desanimar e nos causar insegurança. Muito pelo contrário, devem nos animar a levar a mensagem de Jesus ainda mais.

São apenas dicas, como eu falei no início. Espero que elas ajudem a melhorar a comunicação da sua igreja.

Rev. José Roberto Cristofani
Secretário de Educação Cristã da IPIB

Siga o autor no Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O ESTANDARTE