Ministério da Comunicação

ESTRATÉGIAS DIGITAIS PARA PASTOREIO EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL

Nos dias 26/3/2020 e 31/3/2020, o Ministério da Comunicação da IPIB disponibilizou de maneira gratuita e online uma capacitação sobre estratégias digitais para pastoreio em tempos de isolamento social.

Tendo como mediadores o Rev. Eugênio Anunciação, ministro da Comunicação, e o Rev. Caio Batista, secretário de Evangelização – ambos com experiência profissional na área da comunicação – os dois encontros alcançaram 200 pastores e líderes de igrejas locais de todos os cantos do nosso país.

O encontro foi realizado através da plataforma Zoom. No primeiro momento do encontro, o Rev. Eugênio apresentou as diversas ferramentas de comunicação online disponíveis e suas funcionalidades para este momento. Os participantes apresentaram dúvidas e sugestões de outras utilizações possíveis, compartilhando, inclusive, experiências relevantes no início do período do isolamento social.

Ele também pontuou o cuidado estético com as igrejas que realizariam as gravações dos cultos ou a sua realização online, prestando atenção ao cuidado com os ruídos de comunicação sonoros e visuais.

No primeiro encontro, estava presente também o Rev. José Roberto Cristofani, secretário de Educação Cristã, para compartilhar a iniciativa da secretaria de disponibilizar o acesso online e gratuito de revistas de Escola Dominical – a escola dominical em casa. Alguns dos presentes já haviam acessado esse material e manifestaram sua alegria, elogiando tal iniciativa.

No segundo momento da reunião, o Rev. Caio compartilhou alguns dados sobre oversharing – o hábito de compartilhar exageradamente nas redes sociais. Ele apontou dois perigos nas redes sociais, nesse tempo de isolamento social: o excesso de lives e o excesso de ações das igrejas nas redes sociais. Ele pontuou a necessidade de se observar o que as igrejas estariam realizando como estratégias de comunicação para não saturar a linha do tempo das redes sociais, o que acaba gerando reações negativas.

Na última etapa do encontro, o Rev. Eugênio enfatizou a necessidade dos pastores e líderes não se perderem em meio a tanta produção de conteúdo digital, esquecendo-se do fundamental nesse momento: o pastoreio das pessoas. Em seguida, foi aberta a oportunidade para os irmãos que desejassem compartilhar experiências positivas de pastoreio no início do período de isolamento social. Foi um momento enriquecedor para todos!


Rev. Eugênio Anunciação
Pastor da IPI de Mogi das Cruzes, SP
Ministro da Comunicação da IPIB

 Siga o autor no Facebook

2 thoughts on “ESTRATÉGIAS DIGITAIS PARA PASTOREIO EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O ESTANDARTE