Escritório Central

REUNIÃO INÉDITA

Diretoria da AG da IPIB promove reunião inédita com presidentes de Presbitérios e Sínodos

A Diretoria da Assembleia Geral da IPI do Brasil, cumprindo proposta que divulgou por ocasião de sua eleição no sentido de aproximar a gestão da Diretoria da Assembleia Geral das bases da igreja,  promoveu, no dia 9 de maio de 2020, inédita reunião por vídeo conferência com presidentes de presbitérios e de sínodos, juntamente com ministros e secretários, com as seguintes finalidades:

  • Apresentar o resultado de pesquisa realizada junto aos presbitérios para radiografar a atual realidade de nossa denominação;
  • Fazer um balanço das providências adotadas pela gestão da Diretoria da AG nesse período de pandemia da Covid-19;
  • Relatar as medidas de contingenciamento orçamentário e de redução de despesas, objetivando enfrentar a crise financeira gerada pela pandemia que se abaterá sobre o país e, consequentemente, causará impacto nas receitas das igrejas locais e da tesouraria geral da IPIB.

A reunião teve início às 9hs com uma devocional conduzida pelo presidente da AG, Rev. João Luiz Furtado, meditando sobre o texto de Jeremias 33.1-3 e destacando que, neste momento de pandemia que tem gerado grande tribulação na vida das pessoas, deveremos:

  • Clamar ao Senhor na certeza de que Ele sempre nos ouvirá;
  • Levar nossos pedidos a Ele com sabedoria;
  • Esperar sempre aquilo que o Senhor tem de melhor para nossas vidas;
  • Dispormo-nos a fazer sempre o melhor para Deus.

Concluiu o Rev. João Luiz afirmando que, no tempo presente, Deus espera que seu povo, generosamente, vá ao encontro das pessoas que estão sofrendo, seja pela doença em si, seja pela perda de entes queridos, seja pela privação de recursos básicos para a subsistência por conta da crise financeira.

Na sequência, o irmão Edgard Menezes, coordenador do Movimento Nacional de Oração e do planejamento estratégico que está sendo elaborado para ser submetido à apreciação da Assembleia Geral em sua próxima reunião ordinária, apresentou o resultado da pesquisa realizada junto aos presbitérios com o propósito de construir uma radiografia de nossas 551 igrejas espalhadas pelo Brasil. Este material e outros que serão providenciados serão utilizados para a elaboração do planejamento estratégico, tão necessário para a IPIB.

Seguiu-se um momento de interatividade dos participantes, que apresentaram suas contribuições ao projeto.  

A reunião prosseguiu com a participação de todos os ministérios e secretarias que apresentaram suas ações em prol das igrejas em tempos de isolamento, tais como:

  • Disponibilização de material de educação cristã no portal da IPIB;
  • Disponibilização de apoio emocional em tempos de isolamento;
  • Disponibilização de O Estandarte e da revista Vida e Caminho no formato digital;
  • Realização da campanha O Amor em Ação que arrecadou recursos para apoiar vítimas das fortes chuvas;
  • Realização de cursos de capacitação digital para pastores e pastoras;
  • Lançamento da campanha Todos Juntos em Missão objetivando arrecadar recursos para a formação de um fundo para auxiliar pastores, missionários e seminaristas que sofrerem privações em seu sustento por conta da crise.

Por fim, o Rev. Paulo Cesar de Souza, secretário de Transparência e Ouvidoria, que coordenou a Comissão de Contingenciamento e Redução de Despesas, apresentou relatório sobre todas as medidas que estão sendo tomadas pela Comissão Executiva da AG objetivando preparar a IPIB para um tempo de redução de receitas.

Vale destacar que participaram 48 presbitérios e 12 sínodos. Todos tiveram a oportunidade de apresentar suas contribuições e de levantar dúvidas tanto verbalmente como utilizando o chat disponibilizado a todos. A Diretoria da AG pretende realizar outras reuniões nesse formato ao longo do ano de 2020 a fim de que sua gestão envolva cada vez mais a participação de toda a IPIB.


Sheila Amorim
Membro da IPI de Cidade Patriarca, São Paulo,SP,
Editora da Revista Vida e Caminho, revista da família da IPI do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O ESTANDARTE