Nossas igrejas

IPI DE JOAQUIM TÁVORA – 94 ANOS

“Esboço histórico da Egreja de Affonso Camargo”

“Não podemos fazer aqui um histórico minucioso desta egreja devido à deficiência de dados. Todavia, os que vieram ao nosso conhecimento, auxiliar-nos-ão, de algum modo, a apresentar a descryção sucinta que vamos traçar.

As primícias do trabalho evangélico ou as primícias ‘jóias testemunhas’ que aportaram neste lugar são constituídas das famílias Flor e Oliveira, representadas respectivamente pelos seus chefes João Flor e João Antonio de Oliveira.

Recorrem já seis annos que para aqui imigraram, dando sempre bom testemunho de sua fé em Christo Jesus.

A pequena congregação, a princípio fazia os seus cultos em casa de dona Maria Gomes que, embora não fosse professa, já há tempo se havia convertido a Jesus. À medida que o Evangelho ia sendo pregado, novos elementos surgiam, e multiplicavam-se as conversões.

Mais tarde devido ao seu grande progresso e crescimento em número, passou a reunir-se na ‘Estação de Affonso Camargo’.

A primeira visita pastoral que a ‘Congregação’ recebeu foi a do Rev. Elias Tavares, que deixou o pastorado do campo em fins de 1921. Dali em diante vem marchando sob os cuidados pastoraes do Rev. Alfredo Ferreira.

Finalmente conseguiu este anno seu templo, cooperando nesta grandiosa obra as Congregações de Musilho, Allemoa e Figueira, as quais em conjunto, formaram a Egreja Presbyteriana Independente de Affonso Camargo, nesta data.

Affonso Camargo, 4 de julho de 1926.

Rev. Tuviano de Moraes – Secretario”

(“Texto transcrito conforme grafia literária da época”)

Uma igreja no coração e na história da cidade

A IPI de Joaquim Távora completou, no dia 4/7/2020, 94 anos de organização. Por motivo da pandemia do Covid 19, o culto de ação de graças será realizado on-line no domingo, dia 5/7, às 10h, com transmissão pelo Facebook, na página da igreja. Acesse a nossa página (@ipijt) e participe conosco! Você é nosso convidado especial!

A IPI de Joaquim Távora é uma comunidade, do ramo Calvinista, com uma teologia definitivamente reformada e pioneira nesta região, vindo a existir três anos antes do surgimento da própria cidade, o que faz dela uma igreja comprometida com o anúncio integral do Evangelho de Jesus Cristo, e com a raiz e transformação histórica deste município.

Possui um projeto de crescimento, evangelização e revitalização denominado MOVER, com o intuito de mobilizar o povo de Deus à ação integral do evangelho nesta cidade e região, em todos os aspectos (familiares, culturais, espirituais, sociais, etc.) visando levar o amor de Deus a todos os seres humanos.

Inauguramos, no início de 2020, um ponto de pregação no Distrito de São Roque do Pinhal (Projeto Macedônia), no intuito de alcançar vidas para Jesus Cristo, como fruto do Projeto MOVER.

Lema do 94º aniversário da IPI de Joaquim Távora

O Senhor é o meu baluarte e o meu Deus, o rochedo em que me abrigo” (Sl 94.22). 

Conselho: Rev. Francisco Elias Delfino e Presbs. Saul Bernardino de Oliveira, Denilson Souto, Sérgio Paulo Camargo.

Ministério de Ação Social e Diaconia: Diacs. Silvana Camargo Filipaki,  Marluce Bernardino de Oliveira, Maria Aparecida Martins Camargo, Denise Souto Mendes.

IPI de Joaquim Távora: Uma igreja segundo o coração de Deus, há 94 anos fazendo diferença no coração desta cidade”. Soli Deo Gloria!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O ESTANDARTE