Secretaria de Música e Liturgia

HOMENAGEM AO MAESTRO E REV. JOÃO WILSON FAUSTINI

Dia do Músico Evangélico (20/11)

Em nome da Secretaria de Música e Liturgia da IPIB, quero cumprimentar a todos que atuam no ministério da música nas Igrejas Presbiterianas Independentes de todo o Brasil pela passagem do Dia do Músico Evangélico, no dia 20 de novembro. Esta data foi escolhida por ser o dia do nascimento do Maestro Rev. João Wilson Faustini que, neste ano, completará 90 anos.

A Secretaria de Música e Liturgia da IPIB presta sua homenagem e louva ao Senhor pela vida do Maestro Rev. João Wilson Faustini que tem sido bênção na vida de nossa igreja e exemplo de dedicação e amor ao ministério da música.

O Rev. Faustini sentiu-se chamado, ainda na infância, para ser Ministro do Evangelho. Conforme suas próprias palavras: “Não imaginava que seria um Ministro de Música” (O Estandarte – ano 127, nº 11).

Estudou, inicialmente, no Instituto “José Manuel da Conceição” em Jandira, SP. Depois, foi para os Estados Unidos, onde fez toda sua formação musical e teológica.

Estudou no “Westminster Choir College”, em Princeton, New Jersey. Fez mestrado em música no “Union Theological Seminary”, em Nova York, especializando-se em composição. De 1967 a 1972, foi professor na Avenel Junior High School, na Cedarcroft Middle School de South Plainfield, New Jersey, e no North Eastern Bible College, em Essex Fells, New Jersey.

De 1996 a 2006, foi organista e regente do coral da Second Presbyterian Church, em Elizabeth, New Jersey.

O Maestro é membro vitalício da “Hymn Society of America and Canada”.

Em 13 de abril de 1975, na 1ª IPI de São Paulo, SP, pelo Presbitério de São Paulo, foi realizada a cerimônia de sua ordenação ao sagrado Ministério da Música, pelo Presbitério de São Paulo.

Foi o primeiro ministro ordenado para o Ministério da Música pela IPIB.

Anos depois, assumiu o pastorado da St. Paul’s Presbyterian Church, em Newark, New Jersey, com um ministério profícuo e abençoado.

Organizou a “Millenium Presbyterian Church” que abriga hoje a comunidade brasileira e portuguesa nas cidades de Elizabeth e Hillside, NJ.

Sempre preocupado com a qualidade da música na igreja, procurou formar e incentivar novos músicos e é o responsável pelo maior acervo de publicações sacras em língua portuguesa. Seu trabalho de composição, arranjos, traduções, edição de livros e coletâneas são referência na música sacra no Brasil e no exterior. Seus hinos estão presentes nos hinários das mais diversas igrejas cristãs e denominações no Brasil e exterior.

No hinário oficial da IPIB, “Cantai Todos os Povos(CTP), há 35 textos e 70 músicas publicadas do Maestro Faustini.

Através da SOEMUS (Sociedade Evangélica de Música Sacra), promoveu inúmeros seminários de música, encontros e congressos visando à orientação e apoio aos músicos das diversas igrejas evangélicas do nosso país. Ele foi professor em diversas escolas, faculdades e seminários.

Em agosto de 2019, a Faculdade de Teologia da IPIB (FATIPI) inaugurou o espaço “Maestro João Wilson Faustini”, com parte do acervo doado para a biblioteca, que é aberto para consulta e pesquisa para quem quiser conhecer um pouco sobre o nosso maestro.

Maestro Rev. João Wilson Faustini, agradecemos a Deus por sua vida e por seu ministério. Que os músicos da nossa IPIB digam, como o senhor disse um dia, sim, ao chamado de Deus.

 “Como eleitos de Deus, santos e amados, revistam-se de profunda compaixão, de bondade, de humildade, de mansidão, de paciência. Que a paz de Cristo seja o árbitro no coração de vocês, pois foi para essa paz que vocês foram chamados em um só corpo. E sejam agradecidos. Que a palavra de Cristo habite ricamente em vocês. Instruam e aconselhem-se mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus com salmos, hinos e cânticos espirituais, com gratidão no coração. E tudo o que fizerem, seja em palavra, seja em ação, façam em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai” (Cl 3.12-17).

Feliz Dia do Músico Evangélico!

Luiz Otávio Pereira do Carmo
Membro da 4ª IPI de Sorocaba, SP, e assessor da Secretaria de Música e Liturgia

One thought on “HOMENAGEM AO MAESTRO E REV. JOÃO WILSON FAUSTINI

  • Elza Prado

    Sou membro da IPB e há muitos anos canto em coral e fui muito abençoada com as músicas desse grande Maestro e Compositor.
    As mensagens contidas sempre falaram ao meu coração.
    Que Deus abençoe e console todos os familiares , amigos e irmãos em Cristo .
    Ele continuará vivo e abençoando muitas igrejas através de suas obras.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O ESTANDARTE