O mundo e o reino

O MUNDO E O REINO

“Iniciativa Páscoa” em Israel e na Palestina visa comunicar ao mundo a situação dos cristãos no Oriente Médio

O Conselho Mundial de Igrejas (CMI) publicou novos materiais online relacionados à Páscoa na Palestina e Israel, intitulado “Saindo da Escuridão – Por uma Páscoa Solidária com a Terra Santa”.

A “Iniciativa Páscoa” é uma atividade anual do Programa de Acompanhamento Ecumênico do CMI na Palestina e em Israel.

Os materiais – que incluem histórias e orações, bem como recursos de mídia social e de defesa de direitos – conectam as histórias da Páscoa com as realidades atuais na Palestina e em Israel, e destacam os desafios de uma vida marcada pela violência e a guerra.

Os materiais nutrem esperança e destacam grupos e indivíduos que lutam pela paz.

O relatório está disponível em diversas línguas, incluindo o espanhol:https://www.oikoumene.org/what-we-do/eappi/easter-initiative-2024

Restrições governamentais à religião atingiram níveis máximos em 2021

Leis, políticas e ações de funcionários estatais que limitam crenças e práticas religiosas atingiram um novo pico global, de acordo com a análise do Pew Research Center envolvendo 198 países.

Segundo o 14º relatório anual, o assédio de grupos religiosos e a interferência no culto foram duas das formas mais comuns de restrições governamentais em todo o mundo.

Na Holanda, o “Partido para a Liberdade” apelou à “desislamização” do país, propondo o fechamento de todas as mesquitas e escolas islâmicas, a proibição do Alcorão e a proibição de todos os requerentes de asilo de países de maioria muçulmana.  

Nas Maldivas, onde o Islam é a religião oficial, grupos não-muçulmanos estão proibidos de construir locais de culto ou de praticar a sua fé publicamente.

Na Nicarágua, padres e bispos foram chamados de “terroristas de batina” e “conspiradores golpistas”, além de “servos do diabo” por membros do executivo e do legislativo.

No Canadá, igrejas foram proibidas de realizar culto no término da pandemia enquanto sinagogas judaicas ortodoxas tinham permissão para realizar seus serviços religiosos.

As restrições governamentais têm aumentado desde o início das medidas. O nível médio global no GRI foi de 1.8, em 2007, para 3.0, em 2023.

Números do Cristianismo Global – Ano 2024

Segundo estudo da Gordon Conwell University, no ano de 2024, o número de cristãos em todo mundo é de 2.6 bilhões (32.4% do total de habitantes no mundo).

O número de mulçumanos neste mesmo período é de 2 bilhões (25% do total de habitantes no mundo).

Entre 2020 e 2024, o número absoluto de mulçumanos no mundo aumentou em 130 milhões, e de cristãos em 110 milhões.

O maior continente cristão é a África, com 735 milhões de cristãos; depois, a América Latina, com 615 milhões de cristãos.

Entre 2020 e 2024, a Europa e a América do Norte enfrentaram uma redução no número absoluto de cristãos, com queda de 12 milhões de cristãos em número absoluto.

Segundo o estudo, o Novo Testamento já foi traduzido para 2.400 línguas. Para efeito de comparação, em 1970, este número era de 581 línguas.

No ano de 1900, 54.3% do mundo não tinha acesso ao Evangelho; em 2024, esse índice baixou para 27.8% da população mundial.

Mais informações:

https://www.gordonconwell.edu/wp-content/uploads/sites/13/2024/01/Status-of-Global-Christianity-2024.pdf

Novos dados mostram aumentos esperançosos na confiança e satisfação dos pastores

O Instituto Barna, em parceria com a World Vision, Brotherhood Mutual, RightNow Media e World Impact, lançou o resultado da pesquisa The State of Pastors, Volume 2, em que constata significativa melhoria da confiança e segurança dos pastores.

O número de pastores que dizem estar “muito satisfeitos” com a sua vocação cresceu para 59%, um salto de 7 pontos percentuais em relação ao ano anterior. E, 47% dos pastores dizem que estão “muito satisfeitos” com o seu ministério na igreja atual, índice muito acima dos 38% relatados em 2022.

A pesquisa relata que, obviamente, há espaço para melhorias, uma vez que o número de pastores com esgotamento ou desejo de deixar o ministério ainda é preocupante.

Para mais informações, acesse: State of Pastors – Barna Group

Rev. Paulo Câmara Marques Pereira Júnior
Pastor da 1a. IPI de Curitiba, PR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O ESTANDARTE