Nossas igrejas

CHEGADA DE FAMÍLIAS UCRANIANAS

No dia 19 de abril, a 1ª IPI de Londrina recebeu três famílias ucranianas refugiadas da guerra.

Nas semanas que antecederam a chegada delas, realizamos uma campanha preparando-nos para o acolhimento das famílias, com moradia e outras providências para o estabelecimento delas. Ao todo, são seis adultos e quatro crianças que estarão sob nosso cuidado, por tempo indeterminado.

Na tarde da chegada das famílias, um grupo da igreja aguardou com grande expectativa o desembarque de nossos irmãos que agora farão parte da nossa comunidade. Placas de boas-vindas, balões amarelos e azuis, sorrisos e aplausos fizeram parte da recepção.

Na sequência, as famílias foram encaminhadas para suas novas residências, num condomínio próximo da igreja. Os apartamentos foram montados cuidadosamente com mobília, utensílios domésticos, algumas guloseimas e a bandeira da Ucrânia, para que nossos irmãos estrangeiros sentissem como se estivessem em casa, apesar das circunstâncias que os trouxeram até nós.

Depois de acomodadas, elas voltaram ao Espaço Esperança, onde foi servido um jantar com cardápio brasileiro: vaca atolada, suco de abacaxi e paçoca, entre outros alimentos.

Estiveram presentes integrantes da comunidade ucraniana de Londrina, nossos pastores, parte da equipe coordenada pela missionária Tatiana Stoicov, que está responsável pelo projeto de acolhimento aos refugiados, o intérprete Basílio, que foi de grande importância na recepção do grupo.

Foi um tempo muito especial!

“Eu estava com fome, e vocês me deram comida; estava com sede, e me deram água. Era estrangeiro, e me receberam na sua casa. Estava sem roupa, e me vestiram; estava doente, e cuidaram de mim. Estava na cadeia, e foram me visitar” (Mt 25.35-36).

Projeto do GKPN

As famílias foram encaminhadas por meio da GKPN (Global Kingdom Partnership Network). Essa organização reúne igrejas e líderes cristãos em todo o mundo e, desde o início da guerra, mantém equipes de voluntários nos países que fazem fronteira com a Ucrânia trabalhando no resgate das famílias.

O primeiro grupo de refugiados ucranianos que o GKPN Brasil recebeu desembarcou em Curitiba na segunda quinzena de março. Lá, foram acolhidos por igrejas preparadas para atender as necessidades básicas, como hospedagem e alimentação.

O programa do GKPN de apoio aos refugiados tem quatro etapas: Socorro, Relocação, Reunificação e Reconstrução.

Vanessa Sene Cardoso, do Ministério da Comunicação da 1ª IPI de Londrina, PR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O ESTANDARTE