Nossas igrejas

IGREJA REALIZA CULTO DRIVE-IN EM MARINGÁ-PR

As buzinas e os faróis dos carros se tornaram forma de linguagem

Em tempos de isolamento social, a 2ª IPI de Maringá encontrou uma maneira criativa de reunir sua comunidade, sem, no entanto, desrespeitar as normas de segurança contra o Covid-19. A igreja realizou no domingo, dia 19/4/2020, um “culto drive-in” no estacionamento do campus da UniCesumar, com a presença de mais de 350 pessoas. Certa de 110 veículos estavam devidamente estacionados no local. O nome dado à programação é relativo ao local de serviços que, para obtê-los, o cliente não precisa sair do carro. O termo drive-in é um pseudo-anglicismo; seu original é drive-through (ou drive-thru) e tem origem nos Estados Unidos.

A programação contou com cânticos, recolhimento de ofertas, orações, leitura bíblica e proclamação da palavra. Tanto a equipe de louvor quanto a equipe pastoral conduziram os cânticos e a liturgia em cima de um trio elétrico. A interação com o público também ocorreu: as buzinas e os faróis dos carros se tornaram forma de linguagem. A entrega de ofertas e dízimos, por exemplo, foi sinalizada por meio de um código específico utilizando os faróis.

Um dos momentos mais bonitos foi quando os participantes levantaram suas mãos do interior das janelas dos veículos e louvaram a Deus juntos. Outra cena bonita foram os faróis ligados intermitentemente no entardecer do dia.

O pastor titular da 2ª IPI de Maringá, Rev. Naamã Mendes, enfatizou, em sua reflexão bíblica, três certezas sobre Deus para este tempo difícil:

  1. Deus é amor: Ele sempre tem o melhor para a nossa vida (Jr 29.11);
  2. Deus é sábio: Ele sabe o que é melhor para nossa vida (Rm 11.33);
  3. Deus é soberano: Ele tem o poder para realizar o que quiser em nossa vida (Lm 3.37).

A ideia do “culto drive-in” veio do Presb. Wilson de Matos Silva, que é fundador e reitor da UniCesumar . “Vi uma reportagem e achei a ideia muito boa. Então, levei a sugestão à liderança da igreja que, imediatamente, concordou em realizarmos um culto nesses moldes”, lembra Matos.

A organização e a realização do culto ficaram à cargo da equipe pastoral da igreja e contou com a ajuda de dezenas de voluntários, organizando as vagas no estacionamento e distribuindo máscaras de proteção a todos. Weslley Matos foi o pastor que conduziu a liturgia do culto. Segundo ele, “a experiência foi maravilhosa! Foi emocionante ver que dentro de cada veículo tinha uma família renovando sua confiança na bondade de Deus em meio a dias difíceis. Todos gostaram muito da iniciativa e pretendemos realizar outros, se Deus assim o permitir”.

O “culto drive-in” teve início por volta das 17h e foi encerrado às 18h30. Além dos presentes, muitos acompanharam o culto pela internet, com transmissão, em tempo real, via Youtube e Facebook, com centenas de visualizações. A TV e a Rádio UniCesumar também transmitiram a programação, ao vivo.

A UniCesumar é uma institucional de ensino superior privada que conta com uma série de ações positivas, beneficiando igrejas, instituições sem fins lucrativos, clubes de serviço, entre outros. O Núcleo de Apoio Integral (NAI) é um dos departamentos da instituição promotores das ações.

Lissânder Dias
Membro da 2ª IPI de Maringá, PR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O ESTANDARTE