FATIPI

NOTÍCIAS DA FATIPI – Maio de 2020

No isolamento, mas em atividade

Como é do conhecimento de todos, a partir do de 23/3/2020, a cidade de São Paulo, como vários Estados e cidades do Brasil, entrou no período de isolamento social devido à pandemia do coronavírus. Com isso, a FATIPI suspendeu as atividades presenciais. Diante desta situação nacional, pra não dizer mundial, foi publicada no Diário Oficial da União, pelo MEC, a Portaria nº 343, de 17/3/2020, a qual autorizou que as instituições de ensino superior substituam as disciplinas presenciais por aulas mediante a utilização de meios e tecnologias da informação e comunicação, dentro dos limites estabelecidos pela própria legislação em vigor, para o prazo de 30 dias. Com isso, a Diretoria e Coordenadoria da FATIPI tomaram as devidas providências para a continuidade das atividades disciplinares junto aos discentes. Trata-se de um novo desafio em que docentes e discentes aprendem juntos a explorar recursos que, até então, eram desconhecidos ou pouco utilizados no curso presencial. No período mencionado acima, as aulas foram dadas e os alunos foram acompanhados pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), atividades supervisionadas, whatsapp, lives, Zoom e até pelo celular.

Como FATIPI, oramos para que Deus tenha misericórdia de todos nós neste momento difícil, de incertezas, apreensão e angústia, assim como derrame da sua providência para que o sofrimento seja cada vez menor a todos atingidos pela pandemia.


Culto semanal

Uma experiência interessante no período de isolamento social foi a realização dos cultos semanais da FATIPI de forma virtual. Conforme o horário semanal de aulas deste semestre, os cultos ocorrem às quintas-feiras. Mesmo no isolamento, este dia foi mantido e docentes e discentes puderam adorar, ser edificados pela Palavra e interceder a Deus durante todo o mês de abril, como comunidade cristã e acadêmica. Na primeira quinta-feira do mês, dia 2/4/2020, foi celebrada a Ceia do Senhor com todos os presentes, conforme as orientações dadas pela Comissão Executiva da Assembleia Geral da PIB.


Inscrições para cursos

No próximo mês de junho, serão publicados os Editais do Processo Seletivo dos cursos oferecidos pela FATIPI. Isto significa que as inscrições para os cursos de Teologia, tanto presencial como a distância (EAD), poderão ser realizadas. Os editais dos cursos serão publicados no site da FATIPI (www.fatipi.edu.br). Mais informações poderão ser dadas pela Secretaria da Faculdade (www.secretaria@fatipi.edu.br ou pelo telefone).

Prova presencial EAD

Diante das recomendações de isolamento social por várias instâncias governamentais, inclusive da própria Comissão Executiva da Assembleia Geral da IPIB, as provas a serem realizadas de forma presencial nos polos para os estudantes do curso de Teologia Ensino a Distância (EAD) da FATIPI, agendadas para o dia 4/4/2020, foram suspensas. Os estudantes realizaram as provas das disciplinas cursadas home office. Com isso, os professores substituíram a prova prevista pela produção de texto em forma de síntese daquilo que foi estudado e refletido. Esta é a nossa primeira experiência neste sentido. Esperamos, em Deus, que, na próxima prova presencial do curso, a ser realizada no final do mês de junho, tudo esteja de volta à normalidade.

É importante destacar que o curso de Teologia EAD da FATIPI continua sem qualquer mudança ou transtorno devido ao isolamento social. Assim, tanto estudantes quanto docentes e mediadores continuam envolvidos com as atividades acadêmicas. A única alteração, até o momento, foi em relação à prova presencial agendada para abril, como destacado acima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O ESTANDARTE