EVANGELISMO NO MUNDO DIGITAL

Diante das inúmeras mudanças que se impuseram sobre nós nesses últimos dias, o Ministério da Comunicação, em parceria com a Secretaria de Evangelização, promoveu o webinar Evangelismo no Mundo Digital, com a participação da Christian Vision Brasil.

Este webinar teve 349 inscritos, dos seguintes estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Santa Catarina e Alagoas.

Mais do que uma palestra, o webinar começou de uma maneira muito interativa.

Os participantes foram encaminhados a responder uma pesquisa online em tempo real. Isso significa que, à medida em que as pessoas respondiam as perguntas, os resultados apareciam em tempo real, conferindo agilidade e engajamento!

Foram feitas perguntas para identificar o nosso público e para levantar informações preliminares sobre utilização de ferramentas digitais para a evangelização. A última pergunta da enquete tinha a ver com a expectativa dos participantes para a noite.

À medida em que eles respondiam, era formada uma nuvem de etiquetas, que nada mais é do que uma lista hierarquizada visualmente, para apresentar as palavras que mais se repetem em um conteúdo. Em nosso caso, a palavra que refletiu a expectativa da maioria dos participantes foi aprendizado.

Após a apresentação institucional da Christian Vision, houve um momento de perguntas e respostas, mediado pelo Rev. Eugênio Anunciação, ministro da Comunicação da IPIB, tendo como convidados o Rev. Caio Batista, secretário da Evangelização da IPIB, Carolina Fedoruk, community manager da Christian Vision, e Lucas Murback, community specialist da Christian Vision.

Os participantes enviavam suas perguntas, que eram direcionadas aos participantes. Surgiram perguntas sobre: diferença entre divulgação online e evangelização online; quais dicas os participantes dariam para que o evangelismo digital não se tornasse um evangelismo distante. Também houve perguntas mais técnicas sobre: sistema de marketing digital, rotina digital, planejamento de mídias, entre outras.

O Rev. Caio, em determinado momento, fez uma avaliação muito interessante:

“No ambiente virtual, não se separa o seu comportamento daquilo que você coloca como conteúdo. Não adianta você entrar em discussões, ser uma pessoa que espalha fake news, uma pessoa que está sempre em atrito e, de repente, você vai postar um conteúdo sobre evangelização ou sobre uma programação da igreja, porque, no ambiente virtual, isso está atrelado. O seu comportamento de usuário é uma ferramenta de comunicação”.

O testemunho continua sendo a ferramenta mais poderosa para a nossa pregação! Mesmo em meios digitais!

Diante das inúmeras mudanças que se impuseram sobre nós nesses últimos dias, é gratificante saber que, mesmo com o isolamento social, podemos continuar a nossa tarefa de evangelizar agora, de formas antes inimagináveis e com um alcance incalculável!


Rev. Eugênio Anunciação
Pastor da IPI de Mogi das Cruzes, SP
Ministro da Comunicação da IPIB

 Siga o autor no Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O ESTANDARTE