RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO TRABALHO
Relações saudáveis são relações equilibradas
As relações interpessoais mais saudáveis no trabalho são aquelas que apresentam equilíbrio e que, em momentos de desgaste ou dificuldade, a relação entre colegas é forte o suficiente para superar e retornar à convivência harmoniosa.
Alguns estudiosos dizem que o segredo é não misturar as relações pessoais com as profissionais, mas como fazer isso, se passamos a maior parte do nosso tempo no mesmo ambiente?
É bom lembrarmos que, pela quantidade de horas que passamos no trabalho, os colegas são, na maioria das vezes, nossa segunda família e, não raro, a primeira família.
Muitos de nós conversamos mais com os colegas de trabalho, e passamos mais tempo com eles do que com alguns membros da nossa própria família.
Há confidências, troca de informações e desabafos e, por afinidade, acabamos nos tornando “mais chegados que irmãos”.
Por isso, é necessário fazer de nosso ambiente de trabalho o mais agradável possível.
No escritório central da IPIB, não é diferente!
Em tempos de normalidade, passamos a maior parte das horas do dia na rua da Consolação, 2121,em São Paulo, SP, endereço do escritório, e fazemos parte de uma equipe diversificada de colaboradores.
Atualmente em home office devido à pandemia da COVID-19, a equipe é composta por pastores, presbíteros da IPIB e membros de outras denominações e, devido à quantidade de horas juntos, desenvolvemos relacionamentos interpessoais fortes, alguns para a vida toda, o que nos proporciona um ambiente tranquilo e familiar.
Priorizamos valores básicos como transparência, respeito e responsabilidade em todos os momentos e situações.
Entendemos que um profissional com uma excelente capacidade técnica, mas sem respeito pelo outro, é um risco para o ambiente, pois é exatamente o respeito e a prática dos valores que favorecem as relações de trabalho.
É claro que, como acontece em qualquer família, há divergência de ideias e posições diferentes em muitos aspectos.
Contudo, todos temos consciência do objetivo que nos une: o serviço à Igreja e ao Reino de Deus. Sempre “Pela Coroa Real do Salvador!”
Revª. Ildemara Querina Bomfim
Pastora da IPI da Lapa, SP
Administradora Geral da IPIB