Agência de Comunicação

DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO PARA A IPI DO BRASIL

Por decisão da 13ª Assembleia da IPI do Brasil ocorrida na cidade de Sorocaba, SP, em julho de 2023, o propósito da Associação Evangélica e Literária Pendão Real foi revisto e atualizado considerando os desafios da igreja nos dias atuais.

A Pendão Real foi instituída como Associação em 23 de janeiro de 1987 pelo então Supremo Concílio da IPI do Brasil, em substituição à Livraria e Editora Pendão Real que existia informalmente à época.

A preocupação do Concílio de 1987 para aquela decisão era de cunho evangelístico, com a intenção de tornar a Pendão Real relevante no mercado editorial, no preparo de folhetos e literaturas afins, visando os projetos de longo alcance da Comissão Nacional de Evangelização de nossa igreja.

A forma de se comunicar o evangelho naquela época era documental e pessoal, e os folhetos exerciam papel importante na evangelização, pois eram conteúdos preciosos para se falar do amor de Cristo no evangelismo pessoal.

Estamos vivendo agora, passados 36 anos daquela decisão, novos desafios, novas fronteiras a serem desbravadas em nossa missão como igreja que é o da proclamação do evangelho e comunhão fraterna.

Estabelece-se um desafio atual neste oceano de informações do mundo atual que é conseguir se comunicar e se conectar de maneira relevante, eficiente e eficaz com o público interno e externo o evangelho de Cristo.

Como agência de comunicação da IPI do Brasil, somos um canal de informação que se volta para o ambiente interno e externo.

Necessitamos informar, integrar e facilitar as ações dos ministérios, coordenadorias e secretarias junto às bases e às igrejas locais e, também, produzir conteúdo cristão e reformado para nossa amada igreja e para o público evangélico em geral.

Esta foi a diretriz que norteou a decisão da Assembleia Geral em Sorocaba pela extinção do Ministério da Comunicação e a criação de uma Agência de Comunicação da IPI do Brasil a partir da Pendão Real.

A missão da nova Pendão Real é, portanto, segundo o presidente da diretoria da Assembleia Geral, Rev. Sergio Gini: “Desenvolver uma comunicação institucional que atenda a IPI do Brasil na produção de conteúdo cristão e reformado que seja relevante para a igreja evangélica brasileira”.

Objetivos ambiciosos foram estabelecidos na última reunião da Assembleia Geral. Afinal, as atividades de uma agência de comunicação vão da produção de conteúdo, coordenação e gerenciamento editorial de Portal de Notícias, gestão das Redes Sociais, Interação e relações públicas da IPI do Brasil e até mesmo uma rádio digital.

Dada a tecnicidade, abrangência e expertise a ser alcançada visando cumprir o escopo de uma agência de comunicação, decidiu-se também que a Nova Pendão Real será uma empresa de mercado e se pautará, em um futuro breve, na obtenção de outros clientes, visando obter autonomia financeira e recursos para melhor servir a igreja nesta área que se mostra tão importante nos dias atuais.

Paralelamente a tudo isso, se mostra também desafiante a forma de se comunicar nos dias atuais.

A comunicação atual é instantânea, volátil, interativa e difusa. Como igreja, a mensagem do evangelho continua inalterada. No entanto, nos adaptaremos na forma para melhor interação e engajamento, visando tornar a IPI do Brasil uma voz relevante, audível e acessível para aqueles que buscam conteúdos evangélicos com integridade e verdade, marcados por assertividade e profundo posicionamento bíblico do amor de Cristo por pessoas, por vidas, o que nos ensina a nos posicionarmos somente na Palavra, passando ao largo das discussões vãs que prejudicam a comunhão e a vivência cristã.

Neste contexto, pedimos a Deus a sabedoria e a iluminação necessárias, e que todos os ruídos, que prejudicam a paz e unidade da igreja, sejam deixados para trás, a fim de que possamos, como igreja, valorizar nossas edições de “O Estandarte” e da revista “Vida e Caminho”.

Deus nos ajude para que tenhamos coragem para mudar e atualizar os meios de comunicação da igreja visando clareza e unidade em nossas posições.

Pela Coroa Real do Salvador!!

Presb. Dalkarlos Franco
Membro da IPI de Dourados, MS, e presidente do Conselho de Administração da Pendão Real

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O ESTANDARTE