FATIPI

A FATIPI EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL

Todas as instituições de ensino superior em nosso país, bem como do ensino fundamental, básico e infantil, foram profundamente afetadas pelo isolamento social por causa da pandemia do Covid-19 e das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública (cf. Lei nº 13.779, de 6/2/2020). Com isto, a partir do dia 23/3/2020, seguindo as orientações do governo estadual e federal, todas as atividades presenciais da FATIPI foram suspensas.

No entanto, apesar do isolamento social e da suspensão das atividades presenciais, as demandas acadêmicas da FATIPI tiveram sua continuidade visando à conclusão do período letivo deste primeiro semestre do ano. No dia 17/3/2020, foi publicada no Diário Oficial da União a Portaria nº 343/2020, que autorizou a “substituição das disciplinas presenciais, em andamento, por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação”.

Neste sentido, a FATIPI não enfrentou muitas dificuldades pelo fato da reunião da Assembleia Geral da IPIB de 2014, em Londrina, PR, haver aprovado a mesma matriz curricular do curso presencial da FATIPI para o curso de Teologia na modalidade a distância (EAD). Na prática, quase todas as disciplinas em andamento no curso presencial já estavam disponibilizadas no curso EAD da FATIPI. Mesmo assim, adequações e inovações foram feitas pelos docentes.

Diante do aumento do número de infectados e das mortes pelo Covid-19, considerando as condições hospitalares para o devido tratamento da enfermidade, no dia 1º/4/2020 foi publicada no Diário Oficial da União a Medida Provisória Nº 934/2020, estabelecendo normas excepcionais para o ano letivo da educação básica e do ensino superior. Nesta Medida Provisória, as instituições de ensino superior ficaram dispensadas da obrigatoriedade de observância dos cem dias letivos, no mínimo, para o semestre, mas com obrigatoriedade do cumprimento da carga horária das disciplinas. Com isso, a Fundação Eduardo Carlos Pereira e a Diretoria da FATIPI decidiram pelo término do período letivo deste semestre letivo mediante a observação e cumprimento da Portaria Nº 343/2020.

Também no dia 1º/4/2020, foi publicada no Diário Oficial da União a Medida Provisória nº 936/2020, a qual instituiu o “Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda” e dispõe sobre “medidas trabalhistas complementares para enfrentamento do estado de calamidade pública” (cf. Decreto Legislativo nº 6, de 20/3/2020, e Lei nº 13.979, de 6/2/2020). Com isso, docentes e técnico-administrativos da FATIPI tiveram a redução do salário e da jornada de trabalho em 25% por 90 dias, a partir do mês de maio.

Diante das mudanças descritas acima, coordenadores, docentes e técnicos-administrativos firmaram o compromisso, junto à Diretoria da FATIPI, de se dedicarem ao máximo a fim de que os estudantes da FATIPI, dentre eles candidatos ao ministério pastoral da IPIB, tivessem o menor prejuízo possível na formação acadêmica, assim como no planejamento traçado pela Faculdade visando à abertura das inscrições para os respectivos cursos ofertados (Extensão, Pós EAD, e Graduação EAD e presencial).

Além dos docentes utilizarem os meios da tecnologia da informação e comunicação para o desenvolvimento das disciplinas, encontros semanais dos docentes com as turmas foram programados por meio virtual. Os cultos semanais também não deixaram de ocorrer. Todas às quintas-feiras, docentes, discentes e técnicos-administrativos se encontram virtualmente para adorar a Deus, orar, ouvir a Palavra e ser edificados e consolados mediante a ação do Espírito Santo. Este tem sido um momento marcante para todos que participaram dos cultos até aqui. Segue a síntese da Palavra compartilhada no dia 29 de abril, pelo Prof. Marcos Paulo Monteiro da Cruz Bailão, tendo como base o Salmo 130.1-8.

Em todas as mudanças ocorridas na FATIPI, neste semestre de estudos, estamos certos da presença a Deus a nos ajudar e a nos sustentar em nossas necessidades e aflições. Rogamos as bênçãos de Deus sobre todos nós enquanto nação e pelo abreviamento destes dias tão difíceis que estamos vivendo.


Rev. Reginaldo von Zuben
Professor e diretor da Faculdade de Teologia de São Paulo da IPIB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O ESTANDARTE