MULHERES: TRABALHO, DESCANSO E LAZER

Quem de nós mulheres nunca se queixou da falta de tempo e correu durante o dia para dar conta de todas as tarefas? Muitas acabam o dia com a sensação de que as 24 horas não foram suficientes para a realização de tudo o que programaram. Cuidar da casa, dos assuntos familiares, do emprego e manter a saúde em dia parecem tarefas impossíveis de serem conciliadas, quando os Direitos Humanos rezam que a carga horária diária deve ser separada em 3 etapas: 8 horas para o trabalho, 8 horas para o lazer e 8 horas para o descanso.

Trabalhar, descansar e ter momentos de lazer e para cuidar de si mesma só é possível quando se planeja o tempo e as tarefas. Só assim o tempo conspira a nosso favor e nos traz a sensação de bem-estar e de que fizemos bom proveito das 24 horas do dia. Pensando sobre nós mulheres e em nossa insana correria, queremos dar algumas dicas que úteis para você que, como eu, é profissional, mãe, mulher.

Dê prioridade ao tempo de descanso

Reserve o tempo necessário para dormir e acordar bem. Nada é tão ruim como uma noite em claro ou mal dormida. Levantamos com a sensação de desânimo e cansaço, principalmente se estivermos em nosso período hormonal. Tudo fica mais difícil e sem graça. O dia fica prejudicado pela nossa indisposição.

É extremamente importante atentarmos para a nossa saúde e nada é mais importante do que usufruirmos do nosso tempo de descanso. Tanto a mente como o corpo precisam dessas horas de sono para relaxar e repor as energias.

Melhore sua alimentação

Há consenso entre os especialistas de que os hábitos alimentares estão associados à qualidade de vida

Por isso, precisamos manter um padrão alimentar saudável e nutritivo. Portanto, evite alimentos processados e ultra processados, optando por alimentos naturais.

Hábitos alimentares saudáveis melhoram nosso metabolismo, fortalecem nossa estrutura óssea e, de bônus, retardam o envelhecimento.

Dê mais valor ao tempo de produção e menos à carga horária no trabalho

É importante ressaltar que os estudiosos ainda não chegaram a um consenso sobre a quantidade de horas ideais de trabalho. Porém, usar o tempo com o objetivo de produzir e efetuar ações importantes, e entregar resultados no trabalho sem se apegar ao cartão de ponto é essencial para o equilíbrio físico e emocional.

Pessoas que trabalham com o que gostam são mais felizes e produtivas.

Afinal, as obrigações acabam se tornando um prazer em meio à rotina. Aliado ao prazer no trabalho, é de suma importância a ampliação de conhecimentos.

O mundo corporativo é dinâmico e orgânico. Uma profissional qualificada pode ser um diferencial no trabalho que desempenha.

Tenha horas de lazer

Não se esqueça de esvaziar a cabeça e cuidar do corpo. Escolha algo que dê prazer, que a faça desligar.

Corpo, mente, convívio social e laços de família são atividades essenciais para realizarmos nas oito horas reservadas para o lazer.

É importante que o trabalho e o descanso sejam deixados totalmente de lado, assim como as preocupações. Curta apenas o momento para voltar com mais intensidade e energia às obrigações.

Pratique atividade física pelo menos 30 minutos por dia

Não precisa ser uma atleta. Faça caminhada, pedale, corra, malhe, pratique algum esporte.

Essas ações ajudam a fortalecer a saúde e a deixar a mente em dia.

Descubra novos hobbies

Não importa a sua idade, novos desafios são sempre bons.

A motivação de aprender algo novo faz com que a nossa vontade de viver aumente.

Todas essas ações são ótimas para desenvolver o raciocínio lógico e a criatividade que podem ser usadas também no trabalho.

Dê atenção à família

Esse tempo é precioso para estreitar os laços familiares. Pegue o seu filho na escola, visite seus pais, jogue conversa fora com amigos e familiares.

Isso esvazia a mente, anima a vida e promove bem-estar.

Revª. Ildemara Querina Bomfim
Pastora da IPI da Lapa, SP
Administradora Geral da IPIB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O ESTANDARTE