Secretaria de Música e Liturgia

FALANDO SOBRE AS PRIMEIRAS COISAS

No calendário oficial da IPI do Brasil, no mês de novembro temos o Dia de Ação de Graças e duas datas relacionadas à música. Gostaríamos de mesclá-las: Dia 17 de novembro – “Início do uso do hinário Salmos e Hinos” e 20 de novembro – “Dia do Músico Evangélico”.

A Festa das Primícias está associada ao Dia de Ação de Graças. No Brasil, o Dia Nacional de Ação de Graças foi instituído por lei, mas diferentemente dos Estados Unidos, não temos a tradição de celebrar essa data.

Famílias de origem americana e igrejas protestantes e evangélicas originadas das missões norte-americanas costumam celebrar a ocasião, fazendo o Culto das Primícias (ou Festa das Primícias) no domingo seguinte à quinta-feira de ação de graças (o que acaba coincidindo com o primeiro Domingo do Advento).

As primícias dizem respeito aos primeiros frutos, primeiras produções, primeiros lucros, primeiros sentimentos, primeira parte do tempo, enfim, primeiros momentos de algo.

Neste ensejo, podemos falar de algumas “primeiras coisas” considerando: 1) o início do uso do hinário Salmos e Hinos e 2) ordenação do primeiro ministro de música no Brasil.

Primeiro hinário – Salmos e Hinos

O Salmos e Hinos foi a primeira coletânea de hinos evangélicos em língua portuguesa organizada no Brasil. Inclusive foi usado como primeiro hinário por diversas denominações.

O hinário Salmos e Hinos foi organizado pelo casal Sarah Poulton Kalley e Rev. Robert Reid Kalley, fundadores da Igreja Evangélica Fluminense (a primeira igreja evangélica em língua portuguesa no Brasil). Este hinário foi usado pela primeira vez, no domingo, 17 de novembro de 1861, seis anos depois da chegada do casal Kalley ao Brasil.

Em seu livro “Lembranças do Passado”, João Gomes da Rocha escreve: “Os livros novos de “Psalmos e Hymnos” estavam prontos. Da parte de alguns irmãos, havia muita ansiedade para principiar a empregá-los nos cultos. Usaram-nos, pela primeira vez, no domingo, 17 de novembro. Isto sucedeu, porém, sem audiência do Sr. Pastor e em sua ausência; e não é de admirar que não tivesse ficado satisfeito com a falta de consideração do seu amigo, Sr. Gama.”

Primeiro ministro de música ordenado no Brasil

No Brasil, sem dúvida, uma grande contribuição musical para a música sacra evangélica vem do maestro e pastor João Wilson Faustini.

Nasceu em 20 de novembro de 1931. É este dia que a IPI do Brasil estabeleceu como o Dia do Músico Evangélico em seu calendário oficial.

O maestro Faustini foi o primeiro ministro de música ordenado no Brasil. O acontecimento se revestiu de especial significado porquanto foi um acontecimento inédito em nossa igreja. Encontramos em “O Estandarte”, de 15/5/1975 a matéria completa sobre a ordenação do maestro Rev. Faustini. Um trecho diz: “O presbitério de São Paulo, através de uma comissão especialmente designada para esse fim, reuniu-se no templo da primeira Igreja de São Paulo, por ocasião do culto da manhã, no domingo 13 de Abril, para a cerimônia de ordenação para o sagrado Ministério da música, do maestro João Wilson Faustini. O ato foi dirigido pelo Reverendo Abival Pires da Silveira, presidente do presbitério”.

Começo da trajetória musical

Faustini iniciou seus estudos musicais ainda criança, tendo aulas com a sua irmã mais velha e cantando no coro regido por ela e logo foi organista da Igreja Presbiteriana Independente de Pirajuí, SP. Aos 17 anos ingressou no Instituto JMC tendo estudado e cantado sob a regência de Evelina Harper, a qual, percebendo o seu interesse e talento diante do primeiro coro que regeu (da 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Osasco), conseguiu para ele uma bolsa de estudos nos Estados Unidos.

Celebramos com gratidão os frutos

Façamos propício este momento para celebrar estas datas do mês de novembro com Ação de Graças a Deus: pela longa existência do Salmos e Hinos que por certo contribuiu para o ensino do evangelho no Brasil, foi fonte para formação de outros hinários e com mais de 160 anos ainda pode inspirar admiradores; pela vida e o ministério do maestro rev. João Wilson Faustini e os frutos de seu trabalho dedicado a Deus por meio da música sacra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O ESTANDARTE