Artigo Teológico

TEMPO DE RECONHECER A PRESENÇA DE DEUS

Em meio à crise sanitária, ética, moral, política e espiritual em que estamos imersos nesses tempos, muitos de nós vivemos momentos de desesperança, insegurança, medo, ansiedade, isolamento da vida social e até a perda do sentido de existir.

A instabilidade que o pecado causou em nosso mundo gera em nós um sentimento semelhante a um nevoeiro que surge em nossa direção e nos impossibilita de enxergar a estrada a seguir. Ao olharmos com nossos olhos limitados, pode parecer estar distante de nós a possibilidade de desfrutarmos de dias de paz, segurança, empatia, justiça e amor em nossa sociedade e até mesmo em nossos lares.

Já estamos próximos de encerrarmos mais ano desafiador. Por isso, somos desafiados a dedicarmos um tempo de Ação de Graças ao Senhor.

Celebremos, pois, com alegria, o Dia Nacional de Ação de Graças, no dia 24 de novembro!

Para isso, somos animados pela amável experiência do apóstolo Paulo ao escrever para a comunidade de Filipos, onde ele fala assim: “Alegrei-me, sobremaneira, no Senhor porque, agora, uma vez mais, renovastes a meu favor o vosso cuidado, o qual também já tínheis antes, mas vos faltava oportunidade. Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome: assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece”.

Essas palavras de Paulo são consideradas, hoje, como uma nota de gratidão, expressada por alguém que foi abençoado com a generosidade de uma comunidade. Paulo pôs para fora através de suas humildes palavras o que vibrava em seu coração: a gratidão a Deus e, consequentemente, a gratidão que transborda aos que foram ferramentas de Deus em sua vida.

Creio ser, de fato, nos naufrágios da nossa existência que o nosso bondoso Pai de amor usa poderosamente vidas, situações e as lutas para manifestar da sua graça sobre cada filho dele.

Portanto, neste dia Dia de Ação de Graças, experimente desnudar o teu coração aos pés do Senhor e daqueles que seguem segurando em suas mãos, dia após dia.

Levantemos nossos olhos para os céus e com nossa boca expressemos nosso louvor e adoração àquele que, apesar dos nossos pecados e reclamações constantes, nos amou tanto que enviou o próprio filho Jesus para nos resgatar.

O salmista nos ajuda nesta experiência: “Venham todos, e louvemos a Deus, o Senhor! Cantemos com alegria à rocha que nos salva. Vamos comparecer diante dele com ações de graças, cantando alegres hinos de louvor” (Sl 95.1-2). 

Durante o período intenso e desafiador da pandemia, de perdas em nossas famílias, desafios pessoais, desafios ministeriais, se não fossem as intercessões, os ouvidos que nos acolheram, as palavras que nos deram norte e a poderosa providência de Deus, jamais estaríamos aqui escrevendo estas palavras.

Por isso, elevar os olhos para o alto nos faz enxergar a vida por outras perspectivas.

Paulo aprendeu a viver contente em qualquer circunstância, não porque as coisas corriam bem para ele, mas porque ele sabia que, independentemente da situação, o Espírito de Deus estava com ele, da mesma forma como esteve e continua a estar conosco

Moltmann fala que “onde está o Espírito, ali está Deus de modo especialmente presente. Não em uma forma de onipresença, mas na forma de auto manifestação. E onde Deus se manifesta, ali Ele partilha de si mesmo”.

Nisto consiste a ação de graças. Não é nada sobre nós, mas, sim, tudo sobre a presença de Deus em nós!

É sobre a atuação do Espírito Santo intervindo em nossa realidade e transformando nossas dores, desembaçando a nossa visão para enxergarmos o que só o próprio Espírito pode nos revelar.

Que este movimento do nosso coração aos céus seja constante, duradouro, genuíno e restaurador, para a honra e glória de Deus!

Feliz e revelador seja o nosso Dia de Ação de Graças!

Rev. Juliete Laureano Correa Alves,
Pastora auxiliar da 1ª IPI de Sorocaba, SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O ESTANDARTE