Campos Missionários

NOTÍCIAS DOS CAMPOS MISSIONÁRIOS – Junho 2020

Congregação de Coari no interior do Amazonas

O trabalho em Coari é uma parceria da Secretaria de Evangelização da IPIB com o Presbitério do Amazonas. A cidade está localizada a 363 kms de Manaus em linha reta. Para chegar a Coari só pelo rio Solimões ou por via aérea. De barco, a viagem na subida leva 28 horas.

Sua população é de 85.097 habitantes. O casal missionário está em Coari deste 2009. Lá está para plantar uma igreja. São utilizadas várias estratégias no trabalho: evangelização de casais; evangelização de casa em casa; cultos de evangelização; visitação com o Departamento de Oração; cultos de doutrinação; etc.

Com a pandemia, enfrentamos um momento diferente, com realização de trabalhos pelas redes sociais. Também são realizados cultos na casa dos missionários com transmissão por uma caixa de som. Os vizinhos acompanham com apreço e recebem conforto espiritual.

Missionários
Jorge Souza Santos e Helena White Messias Santos, casados, 4 filhos: Wallace, Wanderson, Wildson e Wilderlana.
Pedidos de Oração
• Pela Congregação de Coari que passa por momentos difíceis por causa da pandemia;
• Pelos trabalhos que estão sendo feito através de WhatsApp e lives;
• Pelas famílias da igreja e da cidade que estão desempregadas e passam necessidades;
• Pelos novos convertidos para que sejam fortalecidos na fé em Cristo (um deles perdeu o pai nessa pandemia);
• Pelos missionários e família;
• Pelo futuro do campo missionário

Desafios da 1ª IPI de Belém do Pará

O trabalho de revitalização da igreja é fruto de parceria entre a Secretaria de Evangelização e o Presbitério do Norte. Belém possui cerca de um milhão e meio de habitantes.

É uma cidade histórica localizada no extremo norte da maior floresta tropical do mundo. É um lugar exuberante com seus ricos e matas. Como em outros lugares do Brasil, é dominada pelo sincretismo religioso das religiões indígenas com o catolicismo romano.

Em outubro, ocorre o grande Círio de Nazaré, reunindo 2 milhões de pessoas em romarias e procissões. É um dos maiores eventos o mundo, já reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. O trabalho missionário visa à revitalização do campo.

Lá está há um ano e meio. Conta com 9 membros como grupo base. Discipulado, treinamento em evangelização, curso de liturgia e pregação têm sido ministrados ao grupo. A igreja tem se fortalecido com os encontros nos lares, a visitação e os trabalhos sociais (aulas de alimentação saudável, arrecadação de material para grávidas carentes, e aulas de bateria e de violão.

Missionários
Valdívia e Raimundo com os filhos: Lívia, casada Bruno Almeida e mãe da Sophia; Raquel, casada com o Presb. Leandro; e Iuri, casado com Rose.
Pedidos de Oração
• Pela saúde da equipe missionária;
• Para que a igreja seja relevante à comunidade no bairro em que está inserida;
• Pela provisão aos profissionais da saúde e acometidos pela Covid-19;
• Pela Secretaria de Evangelização da IPIB em nos prover em nosso ministério;
• Pelos irmãos belenenses que nos acolheram com tanto carinho.

3ª IPI de Manaus-AM

Terceira IPI de Manaus igreja localizada no bairro da Raiz, região metropolitana da capital do Amazonas. É um projeto de revitalização de igreja, numa parceria entre o Presbitério do Amazonas e a Secretaria de Evangelização da IPIB.

A família missionária lá está desde o início de 2019. Conta com o auxílio dos Revs. Luiz Carlos e Francisco Chaves, e da liderança local. O trabalho é realizado com grupos familiares. Também é desenvolvida visitação à Congregação de Amatari, uma comunidade ribeirinha.

Muitas pessoas estão sendo afetadas pela pandemia de Covid-19. Por causa dela, estão sendo utilizadas as ferramentas virtuais para comunhão entre os irmãos.

O evangelho “é uma mensagem de paz e esperança; é uma mensagem de cura e alegria. Usar a tecnologia para compartilhar esta mensagem com a ajuda do Espírito é a oportunidade de nossa época”. Mas o trabalho missionário continuará avançando, apesar da pandemia, pois conta a graça de Deus.

Missionários
Alex da Silva Correia, casado com Arailde de Jesus Silva Correia, com os filhos: Murilo (7 anos) e Alícia (2 anos).
Pedidos de Oração
• Pelos trabalhos desenvolvidos pela internet;
• Pela saúde física e espiritual da igreja e de toda a equipe missionária;
• Pelas finanças de toda a igreja, dos pastores e missionários que já estão sendo afetadas;
• Pela Secretaria de Evangelização da IPIB que tem acompanhado e ajudado essa caminhada evangelística;
• Pelas pessoas que já foram curadas da Covid-19 e pelas que ainda estão enfermas.

Plantação de igreja em Marília-SP

O Projeto Alvo está na região leste de Marília, cidade 270.000 habitantes, em seu segundo ano de atividades. Os primeiros frutos já estão sendo colhidos.

Agora, estão sendo feito investimento em cursos de preparação da liderança local e em cursos para as famílias cristãs, a fim de gerar maior maturidade na base da igreja. O texto de Mateus 7.24 tem sido inspirador nesse aspecto.

Quando nos deparamos com a comparação de um sábio construtor, que constrói a sua casa sob a rocha, se preparando para as adversidades, entendemos que a obediência à Palavra de Deus nos dá condições de edificarmos esta nova comunidade de fé em alicerces sólidos para o seu desenvolvimento em Cristo. Somente assim estaremos seguros, mesmo nos momentos mais difíceis, conforme temos provados durante a pandemia que assola o mundo.

Missionários
Rev. Valdir T. Gaudenzi Jr., casado com Renata S. Gaudenzi, com os filhos Calebe e Davi.
Pedidos de Oração
• Pela família do plantador e pelo grupo base, bem como recém chegados à família da fé;
• Pelas famílias da região leste da cidade de Marília;
• Pelo projeto social esportivo, seus participantes e voluntários;
• Pela necessidade de mais espaço para acomodação das programações com pré adolescentes;
• Pelos parceiros desse projeto: a Secretaria de Evangelização da IPIB, a 1ª IPI de Marília e o Presbitério de Marília.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O ESTANDARTE