Uncategorized

NOTÍCIAS DA FATIPI – Agosto de 2020

Mega Live de Instituições Teológicas

No dia 9 de julho de 2020, o diretor da Faculdade de Teologia de São Paulo da IPIB (FATIPI) participou da chamada “Mega live de Instituições Teológicas”. Dela, participaram representantes de algumas das principais Faculdades de Teologia do Brasil, sendo: Prof. Jorge Henrique Barro, da Faculdade Teológica Sul Americana, de Londrina, PR; Prof. Lourenço Stella Rega, da Faculdade Teológica Batista, de São Paulo, SP; Prof. Wanderlei Pereira da Rosa, da Faculdade Unida, de Vitória, ES; Prof. Daniel Lima, da Faculdade Boas Novas, Manaus, AM; Prof. Sidney Sanches, da Faculdade Latino Americana, Arujá, SP; e Roney Carvalho, da UniCesumar, de Maringá, PR.

O propósito desta chamada “mega live” foi compartilhar e refletir sobre a experiência das instituições citadas no que se refere à educação teológica no atual contexto em que vivemos e suas contribuições à igreja e à formação de futuros líderes cristãos mediante o uso dos recursos tecnológicos e virtuais da informação e comunicação. A “mega live” foi uma experiência positiva na avaliação dos representantes institucionais em vários aspectos, tanto no sentido das dificuldades e desafios educacionais vividas no primeiro semestre deste ano, devido ao isolamento social e suspensão das aulas presenciais, como no da troca de experiências e perspectivas futuras de cada instituição. O sentimento é de que outros encontros devem ocorrer com este propósito.

Inscrições nos cursos de intercâmbio do CETELA

Discentes e docentes da FATIPI já estão se inscrevendo e participando dos cursos oferecidos no intercâmbio organizado pela Comunidade de Educação Teológica Ecumênica Latino Americana e Caribenha (CETELA). Estes cursos são gratuitos e reservados a quem se encontra no contexto da educação teológica. Ao todo, 22 instituições de ensino teológico de instituições da América Latina filiadas ao CETELA e de outros continentes (por exemplo, Faculdade de Teologia do SEUT, da Espanha, e Comunidade Teológica do México), participam deste intercâmbio de cursos. Neste intercâmbio, a FATIPI está oferecendo o curso “Teologia Pública Reformada”, uma das disciplinas dos nossos cursos de Especialização Lato Sensu, cujo professor é o Rev. Júlio Paulo T. M. Zabatiero. Ele está sendo realizado nos meses de agosto e setembro deste ano. Certamente, esta éuma experiência interessante e, esperamos em Deus, gratificante para todos que participarem.

Novo curso lato sensu presencial da FATIPI

Neste mês de agosto, teve início o novo curso de Especialização Lato Sensu da FATIPI, regime presencial, voltado para a reflexão e prática pastoral diante dos principais temas éticos do nosso contexto numa perspectiva missional. O curso tem como título: “Desafios éticos e missionais na prática pastoral contemporânea”. Ainda é possível fazer inscrição. Por causa do isolamento social e a não liberação das aulas presenciais pelos órgãos públicos, por enquanto, as primeiras disciplinas serão dadas no regime a distância (EAD). Assim que for possível, seguindo rigorosamente o protocolo estabelecido pelo governo do estado, as aulas serão aos sábados, na FATIPI, no período da manhã, das 9h às 13h. Mais informações sobre o referido curso estão no site da FATIPI (www.fatipi.edu.br).

Aulas da graduação da FATIPI

O período letivo referente ao segundo semestre deste ano dos cursos de graduação da FATIPI teve início. O curso de Teologia a distância (EAD) iniciou as suas atividades no dia 15 de julho. Mais de 50 alunos se matricularam, compondo assim a terceira turma desta modalidade. É significativa e interessante a representatividade de diversas denominações nesta nova turma, tanto de igrejas pentecostais como históricas. Com isso, atingimos a marca de 200 estudantes neste curso que está autorizado pelo Ministério da Educação (MEC), mediante Portaria Nº 501, publicada no Diário Oficial da União em 31/10/2019.

Em relação ao curso presencial, como era de se esperar, devido ao momento crítico, de incertezas e temores no que se refere ao retorno das aulas presencias em todo o país, tivemos poucos inscritos e, consequentemente, ingressantes. Apenas dois novos alunos se inscreveram para iniciarem o curso presencial a partir do dia 3 de agosto (até o fechamento desta edição). Diante de toda dificuldade vivida no primeiro semestre deste ano, de forma geral, temos sido abençoados por Deus, pois tivemos poucos trancamentos de matrículas nos dois cursos de graduação (presencial e EAD), assim como a inadimplência também ficou abaixo do esperado. Nestes dois quesitos, nossos índices ficaram abaixo da média nacional, considerando as instituições particulares.

Cursos: Presbiterato, Diaconia e Secretariado

A FATIPI, em parceria com a Secretaria de Educação Cristã da IPIB, abrirá, em breve, as inscrições para os cursos de presbiterato, diaconia e secretariado no âmbito da nossa denominação. São cursos novos que buscam auxiliar a formação e a atuação de presbíteros, diáconos e, por fim, secretários dos diversos concílios da igreja.

O curso para presbíteros procura atender tanto aqueles que irão se candidatar como os que já são oficiais e estão cumprindo os respectivos mandatos. O curso de secretariado tem como objetivo auxiliar irmãos e irmãs que atuam neste importante ministério na vida da igreja, mas que nunca tiveram a oportunidade de contar com uma preparação ou orientações mais específicas neste sentido. Em relação ao curso de Diaconia, será utilizado o que já está em vigência na FATIPI nos últimos anos, mas como oferta diferenciada para os “Ministérios de Ação Social e Diaconia” das igrejas locais. Todos estes cursos serão oferecidos como extensão pela FATIPI, com envio de certificado para os concluintes.

Para mais informações sobre os três cursos mencionados acima, assim como os critérios para inscrições, favor acessar o site da FATIPI (www.fatipi.edu.br).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O ESTANDARTE