O mundo e o reino

O MUNDO E O REINO – Agosto/2020

A seção O mundo e o Reino propõe-se a fomentar as notícias e as reflexões de igrejas e organismos parceiros da IPI do Brasil, com a finalidade de promover e conscientizar sobre o papel e as ações que a Igreja de Jesus desenvolve pelo mundo afora.

EUA: USO DA BÍBLIA POR TRUMP É CONDENADO

Por ocasião dos protestos contra o racismo na morte do negro George Floyd por um policial branco em Minneapolis, nos EUA, no início de junho, o presidente Donald Trump se apresentou em frente a uma Igreja Episcopal erguendo uma Bíblia para justificar o acontecido. O gesto do presidente fez com que pastores se manifestassem contra. Foi o caso da bispa da Igreja Episcopal de Washington, Mariann Budde, que se mostrou  “indignada”:  “A mensagem do Presidente é antitética à de Cristo; seus gestos e palavras apenas alimentam a violência”, afirmou. Perante muitas igrejas, o comportamento do chefe da Casa Branca foi entendido como uma manobra eleitoreira para garantir o consenso de brancos, cristãos e conservadores, tendo em vista as eleições de novembro próximo.

Fonte: IHU, 4/6/2020


LÍDERES RELIGIOSOS BARGANHAM NA POLÍTICA

Têm aumentado nos últimos meses as reuniões do presidente Bolsonaro com religiosos católicos e evangélicos. Em 5/6/2020, ocorreu o encontro com pastores do Conselho de Ministros Evangélicos do Brasil (Cimeb), presidido por Silas Malafaia. No ano passado, (5/5/2019) foi feita reunião foi com a Frente Parlamentar Evangélica. O assunto dessas reuniões tem sido a  “redução de cobranças de impostos sobre igrejas e o perdão de dívidas tributárias”.

Entre os devedores com o governo estão as igrejas: Internacional da Graça de Deus, de R. R. Soares, 145 milhões; Renascer em Cristo, de Estêvão Hernandes 33 milhões; Assembleia de Deus Vitória em Cristo, de Silas Malafaia. 2 milhões; mais 23 igrejas com dívida acima de um milhão e muitas outras menores. Tanto a barganha católica como a evangélica acontecem quando o governo Bolsonaro, “enfraquecido, busca aproximação com o centrão, bloco fisiológico de partidos que reúne, entre suas lideranças, parlamentares ligados às frentes religiosas cristãs”. Além disso, inúmeros evangélicos trabalham no primeiro e no segundo escalões do governo. Segundo o artigo, o presidente estaria tentando “com este apoio, aprovar suas pautas e, também, se livrar de um processo de impeachment”

Fonte: IHU, 13/6/2020


SUÉCIA: RETIRO ECUMÊNICO DIGITAL

O bispo católico de Estocolmo, Anders Arborelius, e a bispa da Igreja Luterana de Upsala, Karin Johannesson, organizaram um retiro digital que tem contado com muito apoio. Eles representam o Mosteiro Carmelita Católico Glumslov e o Convento Protestante Alsike, e buscam a renovação dessas duas casas religiosas. A cada sábado, são publicados vídeos com orações e reflexões. Para o bispo Anders, nesse momento de isolamento, quando muitos se sentem deprimidos, “há esperança e o Espírito Santo pode nos ajudar a encontrar o significado mais profundo para o nosso isolamento. Podemos descobrir que temos uma morada espiritual dentro de nós, onde vive o próprio Deus. Queremos propor uma imersão espiritual neste momento de estresse e preocupação que estamos experimentando” (Ef 2.22).

Fonte: IHU, 29/5/2020


ALEMANHA: LUTERANOS DESEJAM CEIA COMUM COM CATÓLICOS

O bispo luterano Gerhard Ulrich, presidente da Igreja Luterana-Evangélica Unida da Alemanha (Velkd),  espera que a Igreja Católica possa ir ao encontro dos evangélicos (9.500.000 protestantes) para celebração em conjunto da Ceia e aguarda, da parte do papa Francisco, um sinal nesse sentido.
O bispo Ulrich disse que a Alemanha aguarda uma solução para os casamentos mistos em que os cônjuges possam participar da Eucaristia católica e da Ceia protestante. “Nós, protestantes, não temos nenhum problema em aceitar cristãos católicos na Ceia do Senhor, mas o contrário não é possível.” Na liturgia, diz-se que “todos são convidados para a mesa do Senhor”. Mas Roma não admite os protestantes. “E eu noto isso com dor.”
Para os católicos, na Eucaristia, o pão e o vinho são diretamente transformados no corpo e no sangue de Cristo. Para os evangélicos, na celebração da Ceia do Senhor, o pão e o vinho estão ligados à presença de Cristo.

Fonte: IHU, 9/12020


BISPO MACEDO RECUPERADO

Nota da Igreja Universal do Reino de Deus, da primeira quinzena do mês de junho, registra que o bispo Edir Macedo esteve internado no Hospital Moriah, em São Paulo, e fez tratamento com cloroquina, um medicamento recomendado pelo presidente Bolsonaro, mas cuja eficácia ainda não tem resultados conclusivos.

O jornal Folha de São Paulo recuperou vídeo do mês de março em que o bispo recomendou a seus fiéis que não se preocupassem com o coronavírus:  “Meu amigo e minha amiga, não se preocupe com o coronavírus porque essa é a tática, ou mais uma tática, de Satanás. Satanás trabalha com o medo, o pavor. Trabalha com a dúvida. E, quando as pessoas ficam apavoradas, com medo, em dúvida, as pessoas ficam fracas, débeis e suscetíveis. Qualquer ventinho que tiver é uma pneumonia para elas”.

No vídeo, o bispo “recomenda depoimento do patologista Ben Schmidt que, depois, foi acusado de disseminar notícias falsas sobre a doença.”

Segundo o médico L. Echenique, um dos que o teve o bispo a seus cuidados, “ele evoluiu sem intercorrências, apresentou uma ótima evolução clínica e se recuperou totalmente”.

Fonte: Folha, 13/6/2020

Rev. Eduardo Galasso Faria
Pastor Jubilado da IPI do Brasil
Professor da Faculdade de Teologia de São Paulo da IPI do Brasil (FATIPI)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O ESTANDARTE